Biografia da deputada Luana Costa – PSC/MA

Luana Maria da Silva Costa

A Deputada Federal Luana Costa tem 48, nasceu em Peri Mirim, na baixada ocidental maranhense, é a quarta filha do casal Maria Cecília da Silva Costa e de Vicente de Paula Costa. Companheira do ex-deputado federal Ribamar Alves e mãe de quatro filhos.

Estudando em escolas públicas como CEMA e Cefet, primordiais na sua formação, Luana conseguiu seu primeiro emprego como professora de biologia no Colégio Sarney, depois trabalhou na Vale do Rio Doce, enquanto fazia cursinho à noite. Logo chegaria à universidade, onde cursou Ciências Contábeis e Administração de Empresas na UEMA e Odontologia na UFMA.

Conhecendo os bastidores da política, aprendeu a elaborar projetos, percorrer os corredores dos ministérios e entender o processo de liberação de recursos e em pouco tempo com os contatos que fez, pôde perceber porque o Maranhão era o estado que menos recebia ajuda do Governo Federal, apesar da pobreza: as prefeituras não apresentavam projetos. Um dos primeiros que idealizou foi o da Farmácia Popular.

Em 2005 foi convidada pelo então governador, para trabalhar na Secretaria Estadual de

Educação. Durante sua atuação na secretaria, implantou o Projeto Alvorada, que levou o ensino médio a todos os municípios maranhenses, além de incluir as escolas comunitárias de São Luís no rol das instituições que recebem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em 2011, Luana foi convidada por Eduardo Campos, para trabalhar na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) onde ajudou a implantar o programa “Água para Todos”, que instalou 800 sistemas de abastecimento de água ajudando milhares de produtores rurais maranhenses e participou ativamente da implantação da Codevasf no Maranhão, atuando como coordenadora do Programa Social da companhia no Nordeste.

Com apenas três meses de mandato como deputada federal, foi eleita a primeira-procuradora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara.